sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dislexia e os Problemas com a Emoção

As repercussões da dislexia são muitas vezes consideráveis, quer ao nível do sucesso escolar, quer ao nível do comportamento e estado emocional da criança, originando nestes domínios perturbações de gravidade variável, que importa reconhecer e evitar na medida do possível. 

A criança disléxica é geralmente triste e deprimida pelo repetido insucesso escolar e pelo fracasso em superar as suas dificuldades, outras vezes mostra-se agressiva e angustiada. A frustração causada pelos anos de esforço sem êxito e a permanente comparação com as demais crianças provocam sentimentos de inferioridade.

Em geral, os problemas emocionais surgem como uma reacção secundária aos problemas de rendimento escolar. As crianças disléxicas tendem a exibir um quadro mais ou menos típico, com variações de criança para criança, cujas reacções mais características são:

Reduzida motivação e empenho ;
Sintomatologia ansiosa ;
Atitude depressiva ;
Reduzida auto-estima e auto-conceito acadêmico;
Sentimento de insegurança e de vergonha;
Sentimento de incapacidade, de inferioridade e de frustração;
Problemas comportamentais caracterizados por comportamentos de oposição e desobediência perante as figuras de autoridade;
Outras problemáticas poderão estar presentes como seja a enurese noturna, perturbação do sono, sintomas psicossomáticos, etc.

Esta sintomatologia não permite por seu lado a natural concentração, interesse e desejo de aprender, perturbando muitíssimo as condições de aprendizagem na criança.

Fonte: Portal da dislexia

Nenhum comentário:

Postar um comentário