terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que é dislexia?

A dislexia apresenta-se como uma redução na velocidade e qualidade da aquisição das habilidades de leitura e escrita, onde há uma dificuldade no aprendizado da criança de modo geral. Normalmente aparece logo na fase de alfabetização, onde já aparecem as dificuldades da criança para aprender a ler e a escrever. A criança disléxica se encontra sempre atrasada em relação às crianças de sua classe.
A maior dificuldade que a criança com dislexia encontra, é de reconhecer as palavras, sem confundi-las com outras, que normalmente, tem fonemas parecidos. O fonema é a menor unidade de som dentro da linguagem, é o “som de cada parte da palavra”.
As crianças disléxicas não reconhecem os fonemas individuais, não conseguem perceber e reconhecer os pedaços de sons que formam a palavra, somente consegue ouvir o som da palavra inteira.
A dislexia se caracteriza assim, por uma desordem fonológica.
Não se pode confundir fonema com letra, pois a primeira expressa o som e a segunda, o que se escreve. Ex: a palavra FITA é constituída de 4 fonemas “fee, iii, têe, aaa”.
A dificuldade que as crianças disléxicas apresentam, é de não processar a quebra das palavras, ou seja, não decodificam as palavras em fonemas.
É muito comum essas crianças confundirem palavras com sons parecidos, como por exemplo, “VACA E FACA”. Quando se mostra pra criança disléxica a figura de uma vaca, ela pode dizer que é uma faca, porem dizem que é o animal mãe do bezerro, que mora no pasto... Porque sabe o que é e para que serve, os objetos que lhe são apresentados, apenas não acessa no cérebro o fonema correto, pronunciando “f” ao invés de “v”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário